7 de maio de 2016

Livro: Um ano inesquecível

"Um ano inesquecível" é um livro que eu queria ter lido a muito tempo, mas só consegui tirar da estante agora (o que me deixou bem contente por sinal). São quatro contos incríveis que ocorrem nas quatro estações do ano e cada estação é escrita por uma das quatro escritoras brasileiras mais amavéis do pedaço: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças. Nesse post falarei um pouco sobre cada um dos contos.













 Enquanto a neve cair - Paula Pimenta

Mabel é uma garota mimada que em plenas férias é obrigada a viajar com os pais para o Chile, quando na verdade tudo o que queria era ficar no Brasil e ir ao sítio de uma das suas melhores amigas, afim de se aproximar do crush que acaba de terminar um relacionamento (na babeça de Mabel, o término foi por conta dela, para que ficassem juntos). Como não consegue ficar no Brasil, o mau humor toma conta dela em toda viagem, não conseguindo aproveitar nada do Valle Nevada e se metendo em grandes encrencas com os pais, até receber notícias do Brasil e se decepcionar totalmente... Porém tem um professor de Esqui gato, que pode contornar toda a história de Mabel e deixar nossos corações frios, quentinhos, com muito chocolate quente e muitos suspiros em cada página virada.
 O som dos sentimentos - Babi Dewet
 Ana Julia é a garota do terceiro médio que está focada no vestibular e no desejo de tornar -se uma advogada para defender o direito das pessoas. João Paulo ama musica, daqueles que estudam música e passam a tarde na calçada tocando algo para ganhar uns trocados e ajudar os que precisam. Enquanto os pais de Ana Julia são tradicionais e incentivam a filha a começar um estágio num escritório de advocacia. João Paulo tem seu nome em homenagem a dois Beatles (John Lennon e Paul Mc bla bla bl ). O cenário desse conto? Avenida Paulista - SP. Todos os dias indo para o estágio Ana vê João tocando umas canções na avenida, ela que não gosta de música não sabe o que nele chamou sua atenção nele e não muito diferente, alguma cois nela também o encantou. Resultado disso? Muita música e sentimento. Parece a história de Eduardo e Mônica, mas não é. Então coloque Los Hermanos no ITunes e cante comigo ''quem te viu passar assim por mim, não sabe o que é sofrer, ter que ver você assim, sempre tão linda'' porque esse conto é maravilhoso e você vai amar.

A matemática das flores - Bruna Vieira

Esse conto nos apresenta Jasmine, uma jovem prestes a se formar, mas que pode reprovar graças a sua dificuldade com matematica. Tudo contribui para que seu últimos dias na escola sejam péssimos desde a perseguição pelas garotas do colégio que mais odeia, até a preocupação exarcebada de sua mãe, que insiste em querer dar uma ajudadinha onde Jasmine não quer ajuda nenhuma (isso entra em aulas de reforços de matématica, após a aula com um professor pra lá de chato ). O que a garota não espera, é que essa ajuda de sua mãe pode a favorecer e muito, quando seu professor tem alguns imprevistos e precisa colocar um Auno chamado Davi para dar as aulas de esforço. Trocar um professor chato, por um aluno gato pode dar muito certo, até as garotas do colégio inventar uma história ridicula que pode acabar com tudo o que nunca existiu e talvez nunca existirá. Um conto sobre amor, formatura, superação e lembranças do colégio.

Amor de Carnaval - Thalita Rebouças
Quem nunca ouviu “Paz, carnaval, futebol, não mata, não engorda e não faz mal?” é mais ou menos isso e sinceramente vindo da Thalita Rebouças eu não esperava o contrário. A escritora, sempre com a vibe lá em cima, nos escreve sobre Inha, Tati e Kaká, três melhores amigas e seus dilemas. Uma levou um fora do namorado e precisa superar esse fim trágico, a outra queria estar na mídia a todo custo e a última sonha com a realeza - de preferência casando com o príncipe Harry. É engraçado porque ninguém espera resolver todos seus problemas no Carnaval (e sim criar novos problemas), mas após o irmão de uma delas começar a ficar com uma cantora famosa de funk, todas as garotas acabam saindo na mídia também e pra quem acha que “amor de praia não sobe serra e que o verão passou já era” pode ter certeza que da Sapucai o amor sai e junto com ele vem mil confusões para dar boas risadas e se divertir com as meninas.





A ideia de unir as quatro estações do ano com quatro escritoras, para mim, foi incrível. Eu conhecia bem a escrita da Bruna e da Thalita, da Paula conhecia um pouco, mas da Babi nunca tinha lido nada. Fiquei surpresa. Cada uma com sua forma de escrever e apreciar seus personagens. Achei o livro uma delicadeza só e o meu conto favorito, com certeza, foi "O som dos sentimentos". Aconselho muito vocês lerem (se for daquelas que AMAM soltar suspiros).


Editora: Gutenberg
Número de páginas: 397
Autor: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Classificação: ♥♥♥♥♥ (Excelente)
Skoob do livro
Meu Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário