23 de setembro de 2013

Resenha: Orgulho e Preconceito

    
Orgulho e preconceito - Jane Austen

Orgulho e preconceito é a obra mais conhecida de Jane Austin, a história se passa no século XVIII na Inglaterra onde é narrada a história de uma típica família de classe pobre composta pela senhora e pelo senhor Bennet e suas cinco filhas Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. Devido a senhora Bennet não possuir nenhum filho homem, suas terras serão dadas a algum parente distante da família, por isso ela precisa desesperadamente casar suas filhas para que elas tenham algum patrimônio no futuro e é exatamente por isso que ela fica extremamente feliz com a chegada do rico Mr. Bingley a cidade, já que ela prevê o casamento entre ele e uma das suas filhas.

Eu amo esse livro e apesar de toda essa história de casamento por interesse o verdadeiro foco da obra é composto por Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy, um grande amigo de Mr.Bingley que se muda juntamente com ele.



Elizabeth é maravilhosa, ela é uma mulher forte apesar de bastante orgulhosa, é muito inteligente, tem uma língua afiada e não mede nenhuma de suas palavras, mesmo com sua personalidade forte, não tem como não ser cativada pela personagem que Jane Austin criou e pela sinceridade que ela deu a Lizzy.

Já Mr. Darcy, de início é um típico homem de classe altíssima muito preconceituoso, ele fere o orgulho de Lizzy, o que faz com que ela realmente o odeie, porém as atitudes que Mr. Darcy tem para com Lizzy e suas irmãs, tentando se redimir, fizeram com que eu me apaixonasse mais e mais por ele a cada capítulo lido.

A autora mostrou que apesar de viverem em uma sociedade hipócrita, regida por tradições e pela razão, o amor entre os personagens principais ultrapassou todo o orgulho e preconceito impostos pelas pessoas, pelas classes sociais e até pelos próprios personagens principais

O mais complicado pra mim, ao ler esse romance, foi a linguagem, no começo tive que reler alguns capítulos, mas logo me acostumei com a formalidade e com algumas expressões que a autora utiliza. O livro fez tanto sucesso que em 2005 virou filme, onde Elizabeth é interpretada por Keira Knightley e Mr. Darcy por Matthew Macfadyen.

Indico esse livro, pois é uma leitura muito gostosa e rica em conhecimento do século XVIII.



6 comentários:

  1. Amei a resenha. Seu blog é muito lindo, seguindo.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ja assisti o filme, e é espetacularmente linduu!! ♥♥
    O livro deve ser maravilhoso tbm!!!
    Amei! :)

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha...parabéns...quero mt ler esse livro, vc me motivou ^^ mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada de verdade ! O livro é bem legal

      Excluir